sexta-feira, 27 de novembro de 2015

PARA TER INIMIGOS, APENAS DIGA O QUE PENSA...


GRANDE VERDADE:

PARA TER INIMIGOS, APENAS DIGA O QUE PENSA... 

continuam muitos pensamentos a incomodar o meu cérebro! 

Só falo a verdade, isso é o que me distingue dos "outros"... 

Voltando ao tema... 

infelizmente na minha família mais próxima, 

3 Mães perderam os seus filhos - uma prima minha perdeu o seu bebé

há uns 50 anos e acreditem que raramente ela me fala nesse assunto.

 No entanto, acredito que isso é uma dor atroz no seu coração! 

Uma cunhada minha, perdeu a sua filha com 19 anos, ou seja, 

foi a primeira sobrinha que perdi, ainda muito jovem, na flor da idade.

Acreditem que raramente ela fala nesse assunto.

 No entanto, acredito que isso é uma dor atroz no seu coração! 

A minha irmã perdeu a sua filha com 26 anos, 

minha sobrinha preferida, era a "minha menina" 

criada muito perto de mim e, sempre presente 

em todas as datas importantes, aniversários, Natal...

Todos acreditamos que é uma dor atroz no seu coração! 

Mas, das 3 Mães é a única que não para de falar no assunto, 

é a única que está sempre a recordar os outros da sua terrível dor...

isso incomoda-me 

e acredito que incomodará muitas outras pessoas.




e acaba por criar mal entendidos... 

zangas e discussões desnecessárias 

Não é por estar sempre a falar no mesmo, que a filha voltará! 

. . .

A Vida é tão veloz e passageira, importa é VIVER em PAZ 

pois quando olhamos para trás, lá se foi a vida inteira.

. . .

O pesar que sentimos quando perdemos alguém que amamos 

é algo comum a quase todos os seres vivos, 

mas cada um de nós experimenta o luto à sua maneira. 

. . . 

Escrever é uma das formas de encarar a dor, 

como fez Simone de Beauvoir em Une mort très douce – sobre a doença 

e morte da mãe – e, mais recentemente, Joan Didion com 

O Ano do Pensamento Mágico, relato pungente dos seus dias 

depois do desaparecimento súbito do marido, John Gregory Dunne.

. . .

Por isso, acho que seria muito bom, ela escrever, 

criar um blogue onde pudesse deitar para fora todas as mágoas 

que tem lá dentro e não... andar a escrever nos blogues dos outros. 

. . . / . . .

Esses outros que também precisam de deitar para fora, 

coisas que os incomodam e resolvem fazê-lo sem perturbar o próximo.

 É o meu caso, escrevo para me libertar, 

mas escrevo no MEU ESPAÇO 

e NÃO ando a deixar comentários com perfil falso 

nos blogues dos outros. 

Para quê tanto ódio, guerras?




Vou explicar porque voltei a este assunto (quero acabar de vez com este assunto)

Assisti na SIC a um programa, a semana passada, cujo tema era:

LUTO: VIVER COM A SAUDADE

Conheça três histórias tocantes



3 pessoas convidadas, 
todas elas com dores terríveis e vivem com a saudade de quem partiu... 

Não vi em nenhuma das três, qualquer ponta de ódio por aquilo que lhe aconteceu, não vi rancor, não vi que estivessem ali como "vítimas"

Lutos muito recentes!

a primeira a falar foi sobre a perda de uma irmã, que tinha 22 anos quando faleceu e foi uma morte repentina num acidente de viação – terminou sem aviso prévio... 

foi ternurento e, ao mesmo tempo comovente, ver a mana a contar como foi:
esta menina tinha apenas 15 anos quando perdeu a irmã 

Ela diz que na Vida nunca terá respostas para as perguntas que faz e tem que aprender a viver com a ausência da irmã – palavras tão inteligentes para uma moça tão nova! 

Usa roupa da mana, anel, calças e sente-se bem – a mãe também usa roupas da filha e sentem-se confortáveis...

o segundo caso: Companheiro morreu há 1 ano e meio e a pessoa esteve ali a dizer aquilo que é na realidade – diz que ele está com ela, (a bebé tem 1 ano) diz que a filha já sabe onde está o Pai, 
as cinzas estão numa urna à espera que a filha cresça e decida o que vão fazer às cinzas do pai. Companheira diz que usa roupa do Pedro 
sobre as restantes roupas diz: 
é só isso que vai dar porque acha que “ele” quer!

Julia Pinheiro falou que usa as malhas do pai...

Pai do Jota morreu há 17 anos e têm a roupa toda do pai porque diz que “a roupa quis ali ficar” 

Os apresentadores também se manifestaram sobre casos das suas vidas, perdas importantes que tiveram e todos tentam resolver da melhor maneira possível

o terceiro caso foi da Princesa Nônô:VANESSA AFONSO mãe da pequena LEONOR diz:
sobre as coisas da Nônô - já desmanchou o quarto da filha apenas guardou alguns objectos

Vanessa respondeu à pergunta do Jota: qual o processo que inicias quando a filha volta para o céu, onde vais buscar as tuas forças?

Se eu tivesse perdido a filha do pé p'ra mão, contudo teve tempo p/se preparar
No seu caso específico disseram-lhe que a filha ia morrer
Para quê? 
Qual a mensagem que estou a receber? 
Mensagem de AMOR

Sobre si mesma diz que é uma pessoa de DAR - realiza-se pela DÁDIVA
dar-se aos outros
é isto que gostaria que a minha irmã aprendesse!

Faz parte de um grupo de trabalho muito unido - todos têm uma missão Pais a dar apoio a outros pais a lidar com o luto

Porque é que a minha irmã não tenta fazer parte desse grupo 
e ajudar-se a si mesma a resolver toda a revolta que tem dentro dela?

Um conselho da Vanessa:
Todos os dias acordar e pensar que vão estar juntas, isso é que dá força!

Foi precisamente o que aconteceu com a minha sobrinha - não a perdemos do pé p'ra mão, 
houve um período longo de sofrimento, 
de sensação de impotência em que, queríamos ajudar e não podíamos fazer nada, contudo todos nos preparamos para o pior... 

Já é tempo da minha irmã fazer O BEM a ELA mesmo. 

Por isso deixo aqui este conselho: 

às vezes é preciso dormir, não para fugir, mas para descansar a alma! 

É o que ela precisa de fazer - descansar a alma! 

Não se desgastar, nem desgastar os outros.



Há pessoas que me perguntam, desde há 6 anos, que a minha sobrinha partiu:

 - a tua irmã não aprendeu a lição?

Porque é isso que as pessoas pensam - foi uma lição, a mais terrível de todas para os Pais e, já devia ter parado, pensado e aprendido que foi uma lição que Deus lhe deu. 

Já diz este pensamento de Napoleon Hill:

"A maioria das pessoas só aprende as lições da vida, depois que a mão dura do destino lhe toca no ombro."



1 comentário:


  1. Para a minha irmã deixo aqui este pensamento de Chico Xavier:

    A sua irritação não solucionará problema algum...

    As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas...

    Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar.

    O seu mau humor não modifica a vida...

    A sua dor não impedirá que o sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus...

    A sua tristeza não iluminará os caminhos...

    O seu desânimo não edificará ninguém...

    As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade...

    As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você...

    Não estrague o seu dia.

    Aprenda a sabedoria divina,

    A desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre...

    Para o infinito bem!

    Chico Xavier

    ResponderEliminar